Os postes colapsíveis em PRFV (Poliéster Reforçado com Fibra de Vidro) da Ecofibra são fabricados através do processo filament winding e já estão prontos para serem utilizados em projetos de transmissão e distribuição de energia, iluminação pública e telecomunicações.
Os postes em PRFV com a tecnologia colapsível, além de serem mais leves do que os de concreto ou metal, também foram projetados para melhorar a segurança nas vias públicas. Como eles possuem um mecanismo de segurança, que faz com que se separem da base no momento da colisão, a energia de impacto na batida é minimizada, e, consequentemente, os riscos de ferimentos de baixo ou alto risco aos ocupantes dos veículos.
“Os postes colapsíveis têm um projeto estrutural especial, que combina tecnologia de filamento contínuo e hoop chop. O poste é totalmente separado da base no momento da colisão, o que minimiza os danos à frente do carro. Além disso, devido ao baixo peso do poste, no caso de cair sobre o carro, o teto do carro não chega a colapsar e/ou atingir o motorista”, explica Maria Guerra, Gestora de Engenharia da Ecofibra.
Para validar a segurança dos postes colapsíveis, a Ecofibra fez uma série de “crash tests”, onde os resultados se mostraram extremamente positivos e revelaram como este produto se comporta na hora da colisão.
“Os crash tests foram realizados em conformidade com a BS EN 12767, norma britânica que regulamenta a segurança passiva das estruturas de suporte para equipamentos rodoviários e ABNT NBR 15486 – segurança no tráfego – dispositivos de contenção viária – diretrizes de projeto e ensaios de impacto. O resultado do ensaio foi muito positivo. O poste colapsou e se separou totalmente do engaste na colisão. Além disso o teto do veículo sofreu pequenos danos e não atingiu o motorista”, afirma Maria.
A ideia de criar os postes colapsíveis surgiu da demanda de um cliente que tem o projeto de iluminar algumas das principais rodovias do País. A utilização do poste colapsível, além de garantir mais segurança aos motoristas, é economicamente atrativa pois, conforme ABNT NBR 15486, quando há a utilização de estruturas colapsíveis pode ser dispensado o uso de estruturas de contenção (guard rail). A boa notícia é que estes postes já estão disponíveis para a utilização no mercado e podem ser solicitados a qualquer momento para a equipe comercial da Ecofibra.
Ficou curioso para saber mais? Clique aqui e assista o vídeo com os crash tests e como os postes colapsíveis para vias públicas se comportaram na colisão.