As cidades inteligentes estão revendo muitos aspectos de sua infraestrutura para se adaptarem às mudanças climáticas e a escolha de postes em PRFV (Poliéster Reforçado com Fibra de Vidro) é uma decisão frequente para a maioria delas. São municípios dos Estados Unidos, Japão, África do Sul, México, Espanha, Austrália, Noruega, Coreia do Sul e Brasil, todos trocando os postes de madeira, aço e concreto pelos postes PRFV.
Neste artigo, vamos abordar alguns pontos que motivaram esse movimento global em favor dos postes em fibra.
Cidades inteligentes e a preocupação com sustentabilidade
Um dos motivos que levaram as cidades inteligentes a investirem em postes PRFV é a sustentabilidade. Após tantos desastres naturais e catástrofes climáticas, ficou evidente que o padrão de consumo da nossa sociedade precisa mudar, e os postes em em fibra utilizados na iluminação e distribuição de energia são um ótimo começo.
O processo de fabricação dos postes em PRFV consome menos energia, tem baixa emissão de CO2 atmosférico e gera menos resíduos em comparação à produção de aço e concreto.
Os postes em PRFV da Ecofibra ainda têm um diferencial a mais no quesito sustentabilidade: a utilização de garrafas PET em sua composição. Cada poste fabricado retira, em média, 300 garrafas da natureza. Essa simples ação de reciclagem já faz uma diferença imensa para a restauração do nosso ecossistema.
Resistência e durabilidade dos postes em PRFV
A vida útil do PRFV é superior a 50 anos, o que por si só já demonstra a alta qualidade do material e é um dos motivos para as cidades inteligentes terem optado pelo material. Agora vamos explicar ponto a ponto todas as características do produto que contribuem para sua durabilidade.
- Resistência à corrosão: os postes em PRFV são totalmente imunes a qualquer tipo de corrosão química (água salgada, H2S), genérica, galvânica, corrosão intergranular ou grafítica, que afetam postes metálicos ou de concreto.
- Proteção contra raios UV: a superfície externa de acabamento do poste em PRFV é composta por uma camada à base de resina termofixa aditiva com inibidor de raios UV e proteção antichamas.
- Resistência a desastres naturais: postes em PRFV são projetados para suportar condições extremas, como ventos fortes, terremotos e tempestades, apresentando baixo índice de falhas estruturais.
Devido a todas essas características, os postes em PRFV não necessitam de manutenções preventivas e, ainda assim, têm maior vida útil quando comparados aos outros tipos de postes, sendo a escolha perfeita para a iluminação pública das cidades inteligentes.
Mais segurança em parques e praças públicas
A segurança também é uma preocupação das cidades inteligentes. Postes em PRFV são 83% mais leves que postes de aço e isso traz muito mais segurança para as instalações por alguns motivos:
- Transporte e instalação: o material é mais leve e, portanto, mais seguro para transportar, descarregar e instalar, resultando em menos acidentes de percurso ou de trabalho.
- Poste colapsível: a estrutura dos postes em PRFV da Ecofibra é projetada para colapsar na base caso seja atingida por um veículo, o que ocasiona menos danos ao automóvel e ao condutor.
- Suspensão: mesmo nos casos em que sua estrutura é comprometida e ele rompe, isso não provoca um “efeito dominó”, pois o poste fica suspenso, pendurado aos fios, sem comprometer a estrutura dos demais.
Além de todos estes pontos, o PRFV é um material não condutor de energia e, por isso, não apresenta risco de choques elétricos, mesmo nos casos em que um fio está sem o isolamento adequado. Essa é uma das características de segurança mais relevantes dos postes em PRFV utilizados para iluminação pública de parques e praças das cidades inteligentes, locais comumente frequentados por famílias com crianças e animais de estimação.
Menos custos e manutenções
- Manuseio: postes em PRFV são extremamente leves, portanto podem ser manuseados manualmente, sem a necessidade de locação de equipamentos extras.
- Áreas de difícil acesso: por não necessitarem de grandes equipamentos para o seu manuseio, os postes em PRFV podem ser instalados ou reparados com segurança, mesmo em áreas de difícil acesso.
- Tamanho da equipe: como o PRFV é um material leve e fácil de carregar, pode ser manipulado sem grandes riscos por equipes menores, de até 4 profissionais.