Transmissão
de Energia

Postes PRFV Ecofibra para linhas de transmissão

Uma das áreas do setor elétrico que mais pode se beneficiar das vantagens dos postes em PRFV (Poliéster Reforçado com Fibra de Vidro) é a transmissão. Entre essas vantagens, podemos destacar:

  • A facilidade de instalação e montagem, que pode ser feita em locais de difícil acesso sem a necessidade de equipamentos pesados e com redução de tempo de execução. Já imaginou esse ganho de produtividade? O fato é que a leveza conferida pela fibra de vidro torna os procedimentos de transporte e instalação dos postes de PRFV extremamente simplificados;

  • A diminuição do corte de vegetação para montagem das estruturas facilita as liberações das licenças ambientais e consequentemente diminui o cronograma final da obra;

  • O fato de os postes poderem ser seccionados em 2 ou 3 partes permite que possam ser transportados com facilidade em pequenos caminhões ou até mesmo em caminhonetes. Como são muito mais leves do que as estruturas tradicionais (concreto e metálica), temos uma economia de 25% na fundação, pois uma das variáveis mais importantes no cálculo é justamente o peso da estrutura.

  • Além disso, os postes em PRFV são altamente resistentes e possuem baixa condutividade elétrica, reduzindo o risco de acidentes.
    A baixíssima necessidade de manutenção faz com que os postes de PRFV fabricados pela Ecofibra sejam uma solução de elevado custo/benefício na implantação de redes elétricas.

Imune à corrosão

Os postes em fibra de vidro são totalmente inertes e imunes a qualquer tipo de corrosão química (água salgada, H2S), genérica, galvânica, corrosão intergranular ou grafítica que afetam os postes metálicos e de concreto.

Baixa necessidade de manutenção

A superfície externa de acabamento é composta por uma camada à base de resina termofixa aditivada com inibidor de raios UV-A e UV-B e proteção Antichama, que confere aos postes excelente resistência ao envelhecimento.

Fácil transporte e logística de instalação

Como os postes de PRFV são 10 vezes mais leves do que postes de concreto, isso simplifica substancialmente a logística e a instalação, sendo ideais para regiões litorâneas e áreas de difícil acesso.

Menor risco de acidentes elétricos

A fibra de vidro possui baixa condutividade elétrica. Assim, mesmo que contenha fios com problemas de isolamento em seu interior, um poste feito com esse material não causa choque elétrico. Ainda que um carro colida contra um poste de PRFV, os danos ao veículo e aos passageiros serão muito menores.

Leve e extremamente durável

Os postes em PRFV são 10 vezes mais leves do que postes de concreto, têm 1/4 do peso do aço e são 25% mais leves do que o alumínio. No quesito ciclo de vida, os compósitos podem durar mais de 50 anos.

Conheça mais sobre nossa linha de produtos para a transmissão de energia.